terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PARABÉNS...Santo Ângelo é uma cidade diferenciada...TEMOS CINEMA

De cada 100 municípios do Brasil 98 não têm salas públicas de cinema, diz estudo
Levantamento é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Dado positivo é que só um em cada dez não possui biblioteca.



Magé nem é tão pequena assim. Tem 230 mil habitantes e fica a 70 km do Rio de Janeiro, considerado um dos principais centros culturais do país. Mesmo assim, o município não tem cinema e nem teatro. A principal diversão em Magé é caminhar na praça, olhar as pessoas, sentar no banco e assistir à vida passar. Em Moita Bonita, no Sergipe, e em Arroio do Padre, no Rio Grande do Sul, é a mesma coisa: a mais pura frustração cultural que se multiplica pelo país.

É o que diz um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De cada 100 municípios brasileiros, 98 não têm salas públicas de cinema, nem centros culturais. E 83 deles não possuem salas de espetáculos ou teatros que pertençam ao município.

"A presença do Estado é muito reduzida e precisaria avançar para o país se transformar em uma grande nação onde o conhecimento e a cultura se transformam no principal ativo na sociedade do conhecimento", diz Marcio Porchmann, presidente do Ipea.

Pelo menos um dos indicadores divulgados no estudo do Ipea é bom: só uma em cada dez cidades do Brasil não possui uma biblioteca. Mas onde elas não existem, fazem uma falta danada. Também em Magé, no Rio de Janeiro, a aposentada Rosa Carneiro decidiu não esperar e atrai crianças só com folhetos de propaganda e livros velhos recolhidos nas redondezas.

"Cinema não tem, biblioteca não tem, teatro não tem. Por aqui elas encontram algo para fazer. Aqui ocupam a mente com coisas boas, e na rua o que aprendem?", questiona Rosa.

Um comentário:

  1. Bom, nem Ijuí tem cinema, pra ti ver.
    Mas o acesso a esses bens culturais é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade.
    E Santo Ângelo tem isso graças à cidade e ao Flávio.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.